Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá

O estímulo à iniciação científica na Educação Básica na Bahia, impulsionado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), está transformando sonhos em realidade. Isso ocorre não apenas por meio do apoio no custeio de viagens e estadia nos locais de realização dos eventos, mas também pelo investimento em escolas modernas e laboratórios  que incentivam os estudantes da rede estadual de ensino a uma imersão no mundo das Ciências e ao desenvolvimento de  projetos. Nesta semana, 11 alunos dos municípios de Palmeiras, Santa Bárbara e Vitória da Conquista estão no Panamá, apresentando três projetos científicos, desenvolvidos em sala de aula, no Encuentro Internacional de Ciencias y Tecnología Estudiantil Fenosista (EICYTEF 2024).

Do Centro Juvenil de Vitória da Conquista, por exemplo, com a orientação da professora de Biologia, Karine Brandão, as estudantes Kênia Costa Andrade, Rebeca Reis e Stela Palles Reis realizam sua primeira viagem internacional para apresentar o projeto “Podcast na Educação: a Biologia presente no Universo Geek”, que explora conceitos biológicos presentes no universo afetivo dos adolescentes, como séries, filmes, jogos, entre outros. “A Educação está possibilitando uma série de oportunidades, não apenas de sair do país e vivenciar uma nova cultura, mas também de produzir algo que é complementar aos interesses dos alunos. O aprendizado se torna mais completo e dinâmico”, avalia a estudante Rebeca Reis.

A professora de Língua Inglesa Charlene Conceição de Jesus acompanha os estudantes Ramon Santos da Silva e Vagner Santos Costa, do Colégio Estadual Carlos Valadares, no município de Santa Bárbara. O projeto desenvolvido por eles aborda o letramento racial e o colorismo, a partir das aulas de Língua Inglesa. “O trabalho com iniciação científica é fundamental para despertar a curiosidade, o potencial dos jovens e seu protagonismo. Ao estimular projetos inovadores como o ‘Black Lives Matter: estratégias de combate ao racismo’, estamos cultivando líderes críticos que podem transformar a sociedade, mudando a forma como eles se veem e veem o mundo”, explica a professora.

O evento, que prossegue até esta sexta-feira (15), conta também com a participação de seis estudantes do Colégio Estadual Nilde Maria Monteiro Xavier, no município de Palmeiras. Orientados pelo professor Jadson Souza, os alunos Adriellen Santana, Hagata Oliveira, Lucas de Almeida, Angelo de Sá Neto, Guto Gonçalves e Luna Kauane desenvolveram o projeto “D’eco e Eco Velas Aromáticas de Óleo de Cozinha Reciclado”. O professor explica que a pesquisa desenvolvida na escola não se restringe ao campo das Ciências e da Tecnologia, mas abrange também as humanidades, atraindo estudantes que não têm familiaridade com a área das exatas. “Procuramos engajar o público de outros espaços. E, dessa forma, desenvolvemos as atividades, desde a escrita e pesquisa até a realização de novos experimentos, que são fundamentais para estimular nos alunos o interesse pela pesquisa”, ressalta.

Famílias dos estudantes beneficiados recebem novo crédito do Bolsa Presença, nesta sexta (dia 15)

A partir desta sexta-feira (dia 15), famílias dos estudantes beneficiados pelo Bolsa Presença já podem utilizar o crédito do programa a ser pago no mês de novembro, disponibilizado pelo Governo do Estado. Cada família de estudante habilitado recebe R$ 150 por mês, durante o ano letivo, acrescidos de R$ 50 por aluno, a partir do segundo aluno matriculado. Neste mês, serão beneficiados 388 mil estudantes, distribuídos entre 346 mil famílias em condições de vulnerabilidade econômica, com um investimento de R$ 54 milhões.

Para ter acesso ao benefício, é necessário manter atualizado o cadastro da família no CadÚnico e os estudantes precisam participar das avaliações de aprendizagem realizadas pela unidade escolar que visam orientar o acompanhamento pedagógico. Além de combater a evasão escolar e reforçar a segurança alimentar, o Bolsa Presença contribui para impulsionar a economia local. Isso porque o valor disponibilizado aos beneficiados movimenta a economia no Estado, já que o cartão pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais baianos.

Com o auxílio, os estudantes podem comprar alimentos, materiais de limpeza e remédios ou utilizar em outras necessidades da família ou do aluno. Para conferir a lista de estabelecimentos credenciados junto à operadora do cartão basta acessar a Central de Autoatendimento (https://cartao.algorix.com/Lecard/Atend/LoginGift.aspx).

Quem tem dúvidas sobre o programa deve entrar em contato pelo telefone 0800 071 6511, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h. As informações também podem ser obtidas nas escolas onde os estudantes estão matriculados. Já os canais de comunicação para mais orientações sobre o uso do cartão são o WhatsApp (‪27 2233-2000) ou o app Le Card, disponível para iOS e Android.‬

Sobre o Bolsa Presença – O programa foi criado pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino, após o período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, o auxílio passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado.

Estudantes baianos descobrem asteroides e são premiados pela NASA

Muitas pessoas experimentam um sentimento de admiração ao contemplar o céu estrelado. Para seis estudantes da rede estadual de ensino da Bahia, o hábito de observar as estrelas vai além: está diretamente ligado ao interesse de encontrar e identificar um asteroide para chamar de seu e ter seu nome em destaque no campo da Ciência. Integrantes do projeto “Caça Asteroides”, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil em parceria com a Agência Espacial Americana, eles acabam de ser premiados pela NASA pela descoberta de sete novos corpos celestes.

O projeto tem como objetivo fomentar a busca por novos asteroides que possam representar riscos ao planeta e permite que qualquer estudante interessado contribua para a detecção e análise de fragmentos de corpos celestes, como aconteceu com Ana Júlia Rocha, Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento, do Colégio da Polícia Militar do Lobato, em Salvador, responsáveis pela descoberta dos asteroides nomeados P21XZQY, P21XZUK, P21XZUN, P11Y7UG, P21YDK0 e P21YDSI.

A chance de colaborar com uma iniciativa tão importante na área da Ciência tem sido uma experiência impactante para a estudante Ana Júlia Rocha, de 16 anos, que cursa o 2º ano no CPM de Lobato. “Está me permitindo desenvolver novas habilidades. Saber que minha participação pode de alguma forma contribuir para descobertas reais e significativas no campo científico é algo que me motiva a seguir em frente, buscando aprender cada vez mais”, ressalta.

Já o estudante Lucas Antônio, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Vale do Jiquiriçá, no município de Amargosa, nomeou sua descoberta como o asteroide LAD0001 e agora passa a integrar um seleto grupo de jovens que já contribuíram para a exploração espacial. “Ainda estou processando toda a emoção deste momento tão importante. Contei com a Ciência e o apoio do CETEP e do meu professor orientador, André Menezes, neste processo de aprendizado para transformar um sonho em realidade. A descoberta também serve como inspiração para outros estudantes brasileiros, mostrando que o futuro da ciência pode começar na sala de aula.”

“Os estudantes nunca mais verão o céu da mesma forma. Agora, eles passam a enxergar para além da nossa galáxia. Acredito mais do que nunca numa escola pública de qualidade, fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Educação do Estado, destacando, como ponto de partida, os programas e projetos que envolvem a Ciência e a Cultura. A vida de nossos meninos e meninas vem sendo transformada”, avalia a gestora do CPM de Lobato, Leonor Salgado.

Método – Um asteroide é definido pelos astrônomos como um pequeno pedaço de rocha orbitando o Sol. No âmbito do projeto Caça Asteroides, os estudantes têm a oportunidade de analisar imagens captadas por telescópios espaciais e, por meio de um aplicativo, identificar possíveis asteroides ou outros objetos. Para fazer a descoberta, os estudantes analisaram os movimentos desses corpos celestes e, ao identificarem algum padrão específico, passaram a observar outras informações, como a magnitude, para emitir relatórios.

Redes estadual e municipais iniciam aplicação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica, nesta segunda (18)

As escolas das redes estadual e municipais realizam, a partir desta segunda-feira (18), a aplicação da avaliação somativa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (Sabe), composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa, que prossegue até o dia 29 de novembro, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, identificando pontos fortes e fracos do sistema educacional.

Participam da avaliação, estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio integrado, também fazem parte do processo. Também participam, de forma amostral, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turmas dos municípios sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

A aplicação é feita por avaliadores externos contratados, garantindo a confiabilidade e comparabilidade com avaliações anteriores e de outros estados. A quantidade de questões varia de acordo com a série. Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, por exemplo, respondem 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática e os da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio integrado respondem 26 questões de cada componente curricular.

Todo o material de aplicação é sigiloso para assegurar a integridade do processo. Com essas características, a avaliação SABE busca fornecer uma visão precisa do desempenho dos estudantes e contribuir para a melhoria contínua da educação no Estado e municípios.

Rainha do Congo participa de encontro em colégio estadual, em Salvador

A rainha do Congo, Diambi Kabatusuila, está em Salvador e participou, nesta terça-feira (12), do Encontro com a Educação, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV. Integrando as ações do Novembro Negro, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), o evento promoveu uma troca cultural e debateu a filosofia africana, reforçando a importância da ancestralidade  e o conhecimento sobre a cultura africana.

Em sua terceira visita ao Brasil, Kabatusuila trouxe uma comitiva de embaixadores e integrantes da realeza, com uma agenda de intercâmbio em Educação, Cultura, Moda e Comércio. Ela lidera projetos comunitários para fortalecer e dar autonomia a mulheres, jovens e crianças e vê na Bahia um elo fundamental para unir afrodescendentes brasileiros ao continente africano.

“Precisamos ensinar a verdade sobre a África, berço da humanidade e da civilização. O Brasil pode mostrar ao mundo que, com a integração da diversidade, é possível alcançar um sucesso muito maior. Na casa da Educação, vejo em cada aluno um pouco da minha trajetória, e eles podem se ver em mim. Somos dois lados de uma mesma história”, afirmou a rainha.

O professor e gestor da SEC Deusdete Gomes, representando a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância da visita como resgate histórico: “Precisamos conhecer nossa história para trilhar nosso futuro. Esses jovens estão sendo contemplados com a presença de uma rainha negra”. Para Aída Dantas Sacramento, 17 anos, estudante do 2º ano de Administração, a presença da rainha reforça o valor da representatividade: “Só passei a me enxergar como menina preta depois que entendi, através da Educação, o papel das mulheres negras no mundo. Ela é uma rainha, é negra, inteligente, empoderada, e posso ser igual a ela”, concluiu.  

Sobre o encontro – O encontro, uma parceria com a Associação Filhos do Congo, incluiu roda de conversa e oficinas de empreendedorismo e artesanato, alinhadas ao Educa Mais Bahia, e atividades do Programa Mulheres Mil, que incentiva o trabalho artesanal local. “A proposta é promover um espaço de diálogo cultural e valorização das tradições africanas, com foco em fortalecer a identidade e o protagonismo juvenil”, esclareceu a diretora da unidade escolar, Firmina de Azevedo.

Renovação de matrícula para estudantes da rede estadual começa na próxima segunda-feira (18)

O período de renovação de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2025 será iniciado, na próxima segunda-feira (18) e, prossegue, até o dia 29 de novembro. A renovação deve ser realizada presencialmente, na escola onde o estudante está matriculado. É importante ficar atento ao cronograma de matrícula para cada grupo de estudantes.

O estudante ou seu responsável deve comparecer na unidade escolar e entregar a documentação que estiver pendente ou desatualizada, a exemplo da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do comprovante de residência atualizado. A entrega desses documentos dentro do prazo é obrigatória para que a renovação da matrícula seja confirmada.

Novos estudantes – Já para os novos estudantes, a matrícula para 2025 poderá ser feita a partir do dia 13 de janeiro, de forma on-line, através da plataforma ba.gov. Para tanto, o estudante deverá ser cadastrado previamente no portal ba.gov e informar o CPF, documento obrigatório para a realização da matrícula. Caso o estudante não possua CPF, deverá solicitar antecipadamente o documento em qualquer unidade do SAC.

Após solicitar a matrícula, seguindo as datas do cronograma, o estudante terá até cinco dias para comparecer à escola escolhida e entregar os documentos exigidos. Esses documentos incluem o Histórico Escolar (original), RG ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência atualizado e, para o aluno de até 18 anos, a Carteira de Vacinação.

É importante destacar que a ausência de qualquer documento solicitado poderá comprometer a efetivação da matrícula. No caso da Carteira de Vacinação, o responsável terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação, conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.

Confira o cronograma completo da matrícula 2025:

-18 a 29 de novembro de 2024:
Renovação de matrícula 2024/2025

 – 13 de janeiro de 2025:
Matrícula para Pessoa com Deficiência – PCD

-14 de janeiro de 2025:
Transferência de estudantes da rede estadual

-15 e 16 de janeiro de 2025:
Matrícula para concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental

-17 de janeiro de 2025:
Matrícula para todas as ofertas do Ensino Fundamental

-20 e 21 de janeiro de 2025:
Matrícula para todas as ofertas do Ensino Médio

10ª edição da Coleção da História da África é lançada em evento na SEC

Como parte da programação do Novembro Negro, do Governo da Bahia, as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realizaram, nesta segunda-feira (11), no auditório da SEC, o lançamento da 10ª edição da Coleção da História da África, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e uma roda de conversa com o professor Augustin Holl, presidente do Comitê Científico de Revisão dos oito volumes da História Geral da África, que discorreu sobre a importância da coletânea produzida por acadêmicos para o entendimento do continente africano em sua plenitude.

Representando a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, que cumpre agenda em Brasília, o diretor de execução das Políticas para a Educação Básica da SEC, Fábio Barbosa, ressaltou que o Governo do Estado vem adotando iniciativas de vanguarda, como, na semana passada, a assinatura do Decreto de Regulamentação da Lei nº 14.341 (Lei Moa do Katendê), que dispõe sobre o Programa de Salvaguarda e Incentivo da Capoeira no Estado Bahia e o lançamento do Programa Capoeira nas Escolas, além da assinatura da Resolução CEE n° 97/2024, que visa a inclusão do ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana, Indígena e Quilombola nos currículos de todas as instituições de ensino da Educação Básica da Bahia, com um componente curricular específico e carga horária mínima.

“Estamos vivendo um momento em que muitas iniciativas convergem para que a gente tenha essa escola muito mais próxima da realidade da maioria dos estudantes, fruto da luta histórica dos movimentos negros. Precisamos ter uma compreensão mais profunda do legado africano para as civilizações humanas e para a gente ter um estudante com muito melhor formação social, crítica e antirracista, que vai impulsionar também sua posição perante a sociedade”, avalia. Essa coletânea vem a somar no combate ao racismo estrutural”, afirma Barbosa.

Para a secretária Ângela Guimarães, titular da Sepromi, presente ao evento, a coleção da Unesco em parceria com o Ministério da Cultura, marca a retomada e ampliação do debate público sobre a importância das referências teóricas, sociais, econômicas e culturais do continente-mãe do mundo. “Não é uma tradição termos acesso a disciplinas que pautem a história, a cultura afro-brasileira e africana nas universidades. Por isso a sua importância para professores, coordenadores e diretores, como instrumento para aprofundarmos a implementação das diretrizes para a Educação”, avaliou. Participaram, ainda, da roda de conversa, o assessor especial da SEC, Manoel Calazans; representando a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a professora Irê Silva; Lázaro Cunha, do Instituto Steve Bike; o professor Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos/SP e Anderson Passos, da Undime.

Sobre a obra 
– A coletânea corrige o desconhecimento sobre a história africana, abrangendo 68 capítulos que exploram desde a antiguidade até a atualidade. O volume 10, por exemplo, discute temas como a resistência, a espiritualidade, as línguas, e o retorno à África. Com narrativas sobre africanos e afrodescendentes, a obra oferece uma perspectiva mais profunda para um entendimento antirracista e crítico da história.

Estudantes da rede estadual de Barreiras são premiados em olimpíada nacional voltada à educação financeira

Os estudantes da rede estadual de ensino têm, cada vez mais, se destacado nas olimpíadas de diferentes áreas do conhecimento. Uma prova disso é que 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado em Barreiras, no Oeste da Bahia, foram premiados na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF). Realizada pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Bolsa de Valores B3 e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), a iniciativa nacional visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica.

A lista de medalhistas da escola é composta por Théo Thágory Silva (ouro); Nicollas Santos (prata); Alexandre Guedes e Kauan Soares (bronze). Além disso, Francisco Gabriel Madureira, Geisse Kelly Araújo, Isabela Pereira, Italo Nauan de Souza, Matheus Reis, Rita Carolina de Jesus e Talysson da Silva conquistaram medalha de honra ao mérito.

O estudante Théo Thágory, 15, falou da satisfação de conquistar uma medalha de ouro na olimpíada. “É um grande acontecimento para mim e estou muito feliz. Eu me sinto grato por todo o apoio que recebi, principalmente da minha escola e da OLITEF”.

Para o estudante Nicollas Santos, 15, a medalha de prata foi uma surpresa. “Nunca imaginei que ficaria em 2° lugar. Eu gostei muito do nível da prova, pois foi bem elaborada e teve bastante cálculo. Acredito que a olimpíada serve para estimular o aprendizado da Matemática”, comentou.

A professora Laise Silva destacou o impacto da olimpíada no aprendizado dos estudantes. “O nosso objetivo de trabalhar com a OLITEF é proporcionar aos alunos conhecimentos essenciais sobre gestão financeira, promovendo a conscientização acerca da importância do planejamento, do consumo consciente e da poupança. Focamos, assim, nas práticas de administração financeira que permeiam o cotidiano dos estudantes, explorando como essas habilidades podem impactar suas decisões e futuros financeiros”.

Estudantes baianas da rede pública são destaques da Olimpíada Nacional Feminina de Química – QuiMeninas 2024

“Penso em seguir na área de Ciências e me formar em Medicina. A olimpíada desempenha um papel importante no incentivo à participação de meninas em eventos nas áreas de Química, Física e Matemática”

Cinco estudantes baianas se destacaram na Olimpíada Nacional Feminina de Química – QuiMeninas 2024, conquistando medalha de bronze e menção honrosa na competição destinada às alunas do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. A aluna Maria Gabriela Libório Correia, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar (CPM) Luiz Tarquínio, localizado no bairro de Boa Viagem, em Salvador, foi medalhista de bronze. E, no Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina, o talento feminino na área de Química foi reconhecido com quatro menções honrosas para as estudantes Giovanna Neves Benevides, Rafaela Silva Santos, Iris Maiquele Souza Carneiro e Thamiles Ribeiro Vieira.

O projeto busca incentivar e aumentar o interesse do público feminino pelas ciências, estimulando o aprofundamento do conhecimento no Ensino Básico e o ingresso em universidades nas áreas Científica, Tecnológica, da Engenharia, entre outras profissões. Com inscrições gratuitas, a prova com 25 questões objetivas foi realizada em setembro, de forma on-line. Foram distribuídas 798 medalhas. A QuiMeninas celebra a dedicação e a excelência das jovens estudantes, como Maria Gabriela Libório Correia. “Penso em seguir na área de Ciências e me formar em Medicina. A olimpíada desempenha um papel importante no incentivo à participação de meninas em eventos nas áreas de Química, Física e Matemática”, explica.

A participação feminina em competições científicas fortalece os vínculos das alunas com na área, transformando os padrões e promovendo o protagonismo das estudantes, além de estimular a liderança e promover a equidade de gênero. “Para nós, que já promovemos a Feira de Ciências, essa olimpíada só veio somar, contribuir e inspirar as meninas. Iniciativas como esta abrem portas e fortalecem a confiança entre professor e aluno, além de mostrar que não há limites para serem alcançados. Pretendemos continuar participando das próximas edições”, ressalta a professora de Química, Eliana Rosa de Jesus, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina.

Sua aluna, Rafaela Silva Santos, destaca que a experiência proporcionou o encontro com outras meninas que consideram a área de Química fascinante. “Ao lado de minhas colegas, percebi a importância do incentivo ao aprendizado. Juntas, com empenho e dedicação, conseguimos tirar a maior nota e fomos reconhecidas com menções honrosas, o que nos motiva a seguir aprendendo e explorando esse campo. Espero que nossa experiência inspire outras estudantes”, afirma.

Fonte: Ascom/SEC

SEC intensifica apoio aos estudantes da rede estadual no segundo domingo de Enem

 Neste domingo (10), os estudantes que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão, mais uma vez, o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com o acolhimento da ação “To Com Você no Enem” . Desta vez, a ação ocorrerá em dez colégios estaduais, ampliando o alcance da iniciativa, que visa proporcionar um ambiente de tranquilidade e confiança para os candidatos, no momento das provas de Matemática e Ciências da Natureza.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, estará presente no Colégio Estadual Vila Canária, onde distribuirá kits com água, canetas e materiais motivacionais, além de incentivar os estudantes com mensagens de apoio e boas vibrações para que enfrentem o exame com confiança.

Além do Colégio Estadual Vila Canária, a ação será realizada nos colégios estaduais Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão), Davi Mendes Pereira (Pau da Lima), Mestre Paulo dos Anjos (Tancredo Neves), Almirante Barroso (Paripe), Manoel Devoto (Rio Vermelho) e Thales de Azevedo (Costa Azul), bem como Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré) e o Instituto Central de Educação Isaías Alves (Barbalho).

Para facilitar o acesso aos locais de prova, equipes da SEC também estarão presentes nas estações de Metrô da Paralela e de Tamburugy, orientando os estudantes e garantindo acesso ao transporte gratuito, oferecido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Essa ação busca assegurar que todos os inscritos cheguem aos seus locais de prova de forma tranquila e segura, reforçando o compromisso da SEC em apoiar o desempenho dos estudantes da rede estadual.

Além disso, para os inscritos que moram em áreas distantes dos centros urbanos, o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, disponibiliza ônibus gratuitos. Esta ação, articulada pela SEC, busca atender os candidatos que enfrentariam dificuldades para chegar aos locais das provas. O transporte garantirá que todos cheguem com antecedência, evitando transtornos com o fechamento dos portões, previsto para as 13h.