Dirigentes Escolares de Feira de Santana participam do Virtual Educa 2018.

Começou na última segunda-feira (04) o 19º Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, que teve solenidade de abertura às 19 horas, no Teatro Castro Alves, e ampla programação no Centro de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaias Alves (ICEIA)  começou terça (05) e finaliza na sexta-feira (08). O Iceia foi totalmente reformado e será entregue à comunidade baiana com a realização do Virtual Educa.

 

Professora Alfreda Xavier e Sr. Secretário Walter Pinheiro

Professora Alfreda Xavier e Sr. Secretário Walter Pinheiro

 

Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, a realização do Virtual Educa na Bahia é um marco. “Este é um encontro para debater, conhecer e compartilhar experiências. A partir daí teremos condições de trilhar novos caminhos. É por isso, também, que iremos realizar o encontro no ICEIA, que passou por uma transformação profunda e foi repaginado para esse novo tempo. Espero que, a partir de agora, possamos realizar todos os eventos da Eduçação no local. O Virtual Educa servirá, ainda, para que possamos fazer leitura dessas transformações pedagógicas que estamos implementando na rede estadual de ensino”, destacou Pinheiro, que esteve durante toda a semana coordenando os trabalhos no ICEIA.

 

Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa reunirá no ICEIA grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África. A programação constará de apresentações de trabalhos acadêmicos de educadores, estudantes e professores e profissionais da Educação, além de palestras de escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, envolvendo a temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.

PHOTO-2018-06-05-12-12-03Diversos Diretores Escolares de toda Rede fazem-se presentes. O Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão/NTE-19 de Feira de Santana está com representatividade considerável de gestores e professores participantes tanto como ouvintes como apresentadores de trabalhos. Entre eles a professora Rosane Boaventura, diretora do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB), que destacou a organização do evento:

Bastante enriquecedor, a plataforma de organização muito boa, as palestras que estão acontecendo fantásticas e esperamos que no final deste evento saiamos carregados de conteúdos para levarmos para nossas escolas.”

 

 

A professora Alfreda Xavier, diretora do Instituto de Educação Gastão Guimarães, se sente lisonjeada por estar participando do evento:

“é um prazer muito grande estar aqui participando do Virtual Educa, a abertura foi maravilhosa e tenho certeza que sairemos daqui super fortalecidos, aprendendo mais, levando para nossas escolas tudo que veremos aqui.”

34417980_1772473842847726_5077269587234390016_n

O Diretor do NTE-19, professor Ivamberg Lima, que participou da programação na terça-feira como palestrante, relata que é um momento único participar do Virtual Educa 2018:

“O Virtual Educa é uma oportunidade única de participar de um congresso internacional de tecnologia aplicadas à educação onde nós podemos ter contato com o que há de mais novo da tecnologia voltada para educação e eu apresentei um trabalho intitulado Tecnologia Evasão Escolar: limites e potencialidades do aplicativo Risco Evasão, desenvolvido no meu mestrado de Gestão e Tecnologias aplicadas a educação da UNEB, que tem como objetivo principal prevenir e evasão escolar, ou seja, a partir das perguntas que este aplicativo dispõe nós podemos identificar aqueles alunos propensos a evadir. A apresentação foi muito boa, tivemos uma plateia numerosa e logo após tivemos conversas com algumas pessoas daqui do Brasil e do exterior em saber quando o aplicativo estaria disponível para download, falamos também com a Tv Espanhola a emissora oficial do evento.”

O Virtual Educa 2018 se encerra na sexta-feira (08) onde será lançado o programa Think Blue, do Banco Mundial, voltado para a preservação e o desenvolvimento sustentável dos oceanos.

Confira todas as fotos aqui