Os Encontros Territoriais de Líderes de Classe, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, continuam sendo realizados na rede estadual. Nesta quarta-feira (13), a ação acontece no Território Portal do Sertão (NTE 19), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em feira de Santana, com o objetivo de ampliar as discussões sobre formas de liderança a partir do intercâmbio de ideias e da construção de projetos e ações de fomento ao protagonismo estudantil. Já foram realizados encontros nos NTE de Itabuna, Juazeiro, Seabra, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, entre outros. As atividades prosseguem até julho.
O líder de classe, estudante do 2º ano e membro do colegiado do Instituto de Educação Gastão Guimarães de, Yuri Caetano, 16, fala sobre a do encontro. “É a primeira vez que participo deste encontro. É extremamente importante que nós, lideres de classe, tenhamos esse momento para trocarmos ideias, principalmente sobre o papel do líder, sua a importância, suas funções, o que ele tem de fazer para ajudar a gestão melhorar o ambiente escolar”.
O estudante Maurício Reis, do 3° Ano do Colégio Estadual Padre Vieira, fala sobre sua experiência como líder de classe. “Sou líder de classe desde o 7° Ano e participo há 4 anos. Ser líder de classe é uma experiência única e eu gosto muito de ajudar os meus colegas de sala e toda minha comunidade escolar”.
A professora articuladora do NTE 19, Elizabeth Ludovico, destaca os resultados positivos dos encontros. “É o nosso 4° Ano. É sempre um prazer organizar o Encontro Territorial de Líderes de Classe, tendo como principal objetivo o crescimento do aluno, estimulando a organização democrática, abrindo seus horizontes para toda formações que estão ocorrendo dentro da Secretaria da Educação, e o líder de classe aqui hoje vem para debater temas atuais, como racismo, bullying, escola democrática, e levar todo esse conhecimento para os grupos de estudo que serão organizados nas unidades escolares”, afirmou.
A aluna Amanda Brandão, 3º Ano, Colégio Estadual General Sampaio fala sobre sua primeira vez no encontro e o desafio de ser líder. “Ser líder de classe é uma oportunidade muito desafiadora e construtiva, pois temos que saber ouvir e ser ouvido a todo momento para bons resultados, e estou muito animada para este encontro aqui hoje.