Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão realiza IV Encontro de Líderes de Classe

Os Encontros Territoriais de Líderes de Classe, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, continuam sendo realizados na rede estadual. Nesta quarta-feira (13), a ação acontece no Território Portal do Sertão (NTE 19), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em feira de Santana, com o objetivo de ampliar as discussões sobre formas de liderança a partir do intercâmbio de ideias e da construção de projetos e ações de fomento ao protagonismo estudantil. Já foram realizados encontros nos NTE de Itabuna, Juazeiro, Seabra, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, entre outros. As atividades prosseguem até julho.

IMG_6194

O líder de classe, estudante do 2º ano e membro do colegiado do Instituto de Educação Gastão Guimarães de, Yuri Caetano, 16, fala sobre a do encontro. “É a primeira vez que participo deste encontro. É extremamente importante que nós, lideres de classe, tenhamos esse momento para trocarmos ideias, principalmente sobre o papel do líder, sua a importância, suas funções, o que ele tem de fazer para ajudar a gestão melhorar o ambiente escolar”.

 

 

O estudante Maurício Reis, do 3° Ano do Colégio Estadual Padre Vieira, fala sobre sua experiência como líder de classe. “Sou líder de classe desde o 7° Ano e participo há 4 anos. Ser líder de classe é uma experiência única e eu gosto muito de ajudar os meus colegas de sala e toda minha comunidade escolar”.

IMG_6188

A professora articuladora do NTE 19, Elizabeth Ludovico, destaca os resultados positivos dos encontros. “É o nosso 4° Ano. É sempre um prazer organizar o Encontro Territorial de Líderes de Classe, tendo como principal objetivo o crescimento do aluno, estimulando a organização democrática, abrindo seus horizontes para toda formações que estão ocorrendo dentro da Secretaria da Educação, e o líder de classe aqui hoje vem para debater temas atuais, como racismo, bullying, escola democrática, e levar todo esse conhecimento para os grupos de estudo que serão organizados nas unidades escolares”, afirmou.

 

A aluna Amanda Brandão, 3º Ano, Colégio Estadual General Sampaio fala sobre sua primeira vez no encontro e o desafio de ser líder. “Ser líder de classe é uma oportunidade muito desafiadora e construtiva, pois temos que saber ouvir e ser ouvido a todo momento para bons resultados, e estou muito animada para este encontro aqui hoje.

IMG_6193IMG_6189IMG_6190IMG_6192