O CENTRO DE APOIO PEDAGOGICO AO DEFICIENTE VISUAL JHONATAS TELES DE CARVALHO, o município de Feira de Santana, a 108 km de Salvador, realizou na última quinta-feira (29), a 3ª edição do Campeonato de Dominó, que tem como finalidade criar um clima sociabilidade e entretenimento, sem perder de vista o desenvolvimento de habilidades pedagógicas entre os competidores.
O Campeonato de Dominó do CAP-DV teve início no ano de 2017, idealizado pelas professoras da área de exatas, Ana Lúcia e Leila Luciara, com o objetivo de criar um clima de competição, socialização e desenvolvimento de habilidades como: concentração, raciocínio lógico, memorização, calculo mental, dentre outros.
Mesmo considerando o clima de competição, o maior ganho dos competidores não é medalha ou a vitória, mas sim, a oportunidade interagir no grupo, uma vez que as aulas ocorrem de forma individualizada.
“Tais ações proporcionam o bem-estar da pessoa com deficiência visual, funcionado quase como uma terapia no combate ao isolamento, além de desenvolver outras habilidades cognitivas.”, afirmou Waleska Lima, coordenadora pedagógica do CAP-DV.
Os Professores das diversas áreas de conhecimento exercem a função de árbitros como forma de garantir a isonomia do torneio e o cumprimento das regras, eles têm papel essencial na disputa uma vez que vão narrando a partida, identificando as peças que encontram-se na mesa, além de computar os pontos.
A competição é uma das várias formas que deficientes visuais têm para afirmar e elevar a autoestima.