Governo do Estado lança projeto de monitoria nas escolas para fortalecer aprendizagem dos estudantes

“A valorização do estudante transforma a educação”.  Com estas palavras, a estudante e monitora escolar voluntária Estefany Santos, 16 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (CEEP- TIC), em Lauro de Freitas, definiu o lançamento, nesta segunda-feira (2), do projeto Mais Estudo, do Governo do Estado, no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

A iniciativa vai ofertar 7.400 vagas com planejamento para chegar a dez mil nas escolas estaduais. Com o projeto, os estudantes com bom desempenho irão ajudar os colegas, por meio de monitoria nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Com um investimento de R$ 4,5 milhões, os monitores receberão um auxílio mensal de R$ 200 por três meses e terão o acompanhamento de professores supervisores e coordenadores pedagógicos. Podem participar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; do 1°, 2° e 3º ano do Ensino Médio; e da Educação Profissional. “Nas próximas duas semanas, nós vamos chamar dez mil monitores para que eles possam, até o mês de dezembro, ajudar no reforço escolar e na aprendizagem dos outros alunos. É um verdadeiro batalhão de jovens. Este projeto vai alcançar 100% da rede estadual”, afirmou o governador Rui Costa, que recebeu um certificado por uma aula de Matemática que ele ministrou no projeto de Monitoria do CEEP TIC, em março, deste ano. O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, explicou como funcionará a dinâmica do projeto. “Os estudantes que tiverem desempenho acima de oito serão pré-selecionados e, quando selecionados, ministrarão aulas para todos os alunos que quiserem estudar, desde aquele que tenha alguma dificuldade ou quem queira participar. Será uma carga horária semanal de oito horas, sendo que duas horas serão destinadas para ele se preparar com uma orientação pedagógica com professores de Português e de Matemática, e nas demais seis horas, eles vão para a sala de aula para fazer exercícios e revisões. Para o ano letivo de 2020, a ideia é ampliar o número de disciplinas para monitoramento”.


Segundo Estefany Santos, que fez um depoimento emocionado, a monitoria escolar abre novas perspectivas para os estudantes. “Claro que ter o reconhecimento da remuneração é importante, mas podermos ajudar os nossos colegas que são, na maioria, de baixa renda, é ajudar a mudar a realidade deles. Meu sonho é poder contribuir para melhorar o local onde eu cresci e ver este projeto chegando a todas as escolas da rede estadual vai possibilitar que outros monitores possam fazer o mesmo por seus colegas”, disse. O estudante do 2º ano, Paulo Souza, 18, do Colégio Estadual Azevedo Fernandes, no Pelourinho, falou da expectativa de se inscrever no projeto. “Eu acho interessante porque muitos alunos se sentem mais à vontade com um colega. E para os monitores é um aprendizado, porque temos que estar conhecendo bem o assunto e praticando docência”, ressaltou. A coordenadora pedagógica Iraneides Carvalho, do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Pernambués, destacou a importância da iniciativa. “Paulo Freire já dizia que o homem se educa na relação com o outro e, quando o aluno é valorizado, ele tende a crescer. Isso vai ajudar bastante na aprendizagem, melhorando o desempenho na escola”, afirmou.
Fotos: Josenildo Almeida