Desde dia 21 as escolas feirenses realizam a prova Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, que é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira¸ realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Em toda a Bahia quase 500 mil alunos serão submetidos a prova, que será um dos índices para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
“Nós estamos chamando a atenção com clamando aos pais e alunos, professores e gestores, vendo a importância dessa prova e convocar nossos alunos para que todos compareçam e façam a prova no dia marcado”, informou Ivamberg Lima, diretor do Núcleo Regional de Educação 19.
Pela primeira vez o Brasil saberá o quanto seus estudantes estão aprendendo em Ciências. Em 2019, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicará testes de Ciências da Natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano.
“Não será preciso parar a escola, no dia marcado dentro das atividades da escola farão a prova os alunos do 5º, do 9º e do 3º ano. Esses alunos farão provas de português e matemática e como amostragem a prova de ciências, no 9° ano, sendo que a prova de ciências não vai entrar no IDEB”, explicou Ivamberg.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O IDEB atual da Bahia está 2.7.
“A proficiência do IDEB nós vamos tirar a partir do resultado da prova saeb, começou segunda (21), e segue até o desta semana, dia 1 de novembro, sendo que aqui em Feira de Santana a maioria de nossas escolas aplicaram a partir do dia 23” , disse o diretor.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
“Nas redes municipais e estaduais nós temos cerca de 460 mil estudantes que farão a prova, então todos alunos matriculados nas séries que eu falei farão essa prova”, pontuou Ivamberg.
Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio e até mesmo os alunos do ensino privado serão submetidos à prova.
“Os alunos da rede particular farão por amostragens, algumas turmas do terceiro ano farão a prova porque nós também queremos saber como está a qualidade de educação nas escolas particulares”, disse.
ENEM
Aproveitando a oportunidade, o gestor regional de educação, aproveitou e falou sobre a preparação da rede estadual para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, que hoje é o principal método de ingresso nas instituições públicas de nível superior.
“O ENEM esse ano acontecerá no dia 03 e no dia 10 de novembro, nós da rede estadual educação, estamos provendo desde o início do ano aulões, práticas de redação e simulados como prática já que a maioria das universidades públicas tem o ENEM como porta de entrada”, concluiu, Ivamberg.