Os gestores e coordenadores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) discutiram, nesta terça-feira (19), durante o segundo e último dia do VI Encontro de Dirigentes da Educação, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), algumas ações pedagógicas estratégicas voltadas para o ano letivo de 2020. Além disso, os participantes fizeram um balanço do encontro, que culminou em um espaço de compartilhamento de experiências vivenciadas em cada um dos territórios.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, destacou os temas abordados em sua palestra. “Fizemos um balanço deste ano e focamos especificamente na gestão da aprendizagem, no planejamento da Jornada Pedagógica 2020, na Pré-Jornada, que acontece ainda este ano, e, também, falamos sobre o Mais Estudo, ou seja, uma pauta pedagógica importante e com boas orientações”, destacou.
A gestora do Núcleo Territorial de Alagoinhas (NTE 18), Edilza Santos, fez um balanço positivo do encontro. “O secretário tem procurado manter estes diálogos porque ele sabe da importância de fortalecer a relação da secretaria com os núcleos, pois a gente alinha os encaminhamentos que são direcionados para as escolas. Um dos temas que destaco neste encontro, é a formação continuada, pois estamos chegando na fase final dessa caminhada já com os seminários, o que é um ganho enorme para a rede”, salientou.
Para o gestor do Núcleo Territorial de Salvador (NTE 26), Luiz Henrique Peixoto, além da avalição do que já foi realizado, o encontro serviu para traçar ações estratégicas para o próximo ano letivo. “Este encontro é muito importante para a rede, porque todos os gestores fizeram uma avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do ano, o sucesso que foi a avaliação do SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação), o projeto Mais Estudo e a formação continuada promovida pelo IAT. Além disso, apontamos a perspectiva e o planejamento estratégico para o ano de 2020, pois a tendência nossa é que, a partir de tudo o que foi elaborado e construído, a gente possa se apropriar disso com mais discernimento para que, em 2020, o nosso trabalho frutifique ainda mais”, afirmou.
O segundo dia do encontro também contou com a participação da diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, que falou sobre os seminários territoriais de formação continuada e os novos desafios, características e indicadores de trabalho com formação continuada. Já o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Vicente Calazans, deu orientações sobre questões como matrícula, transporte escolar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Fotos: Claudionor Jr