Secretaria da Educação do Estado realiza capacitação de cozinheiras e merendeiras em unidades escolares

Com o objetivo de qualificar as cozinheiras e merendeiras da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) dá continuidade ao cronograma de atividades da Coordenação de Alimentação Escolar. Para isso, a SEC promove a 1ª Semana de Capacitação 2020 de Manipuladores de Alimentos das Unidades Escolares de Salvador e do interior.

A ação com as escolas do NTE-19 Feira de Santana aborda temas como microbiologia; doenças transmitidas por alimentos (DTA´s); higiene dos alimentos; higiene pessoal; higiene ambiental; recebimento e armazenamento de alimentos; saúde do trabalhador; combate a pragas e vetores urbanos; e coleta de amostras estão sendo abordados.

A nutricionista Julia Uzeda, falou sobre a importância do evento, que está ocorrendo, simultaneamente, em todo o Estado. “Estamos no segundo encontro, que tem como objetivo reforçar os conceitos já trabalhados de boas práticas na manipulação dos alimentos, apresentar o cardápio e orientá-las quanto formas de preparação mais saudáveis e seguras do ponto de vista higiênico sanitário”, ressaltou.

A merendeira Sandra Mirada, do Colégio Estadual Imaculada Conceição, uma das participantes da capacitação, falou sobre a oportunidade. “Gostei muito porque cada dia mais a gente aprende a manusear os alimentos, lavar as mãos. Um benefício para nós e para nossos alunos”.

A também merendeira Josenilda Mendes, do Colégio Estadual General Osório, também falou sobre os benefícios do curso. “ aprendemos que para manipular os alimentos existem técnicas específicas e também que a higienização das as mãos, os utensílios e os alimentos são fundamentais para uma merenda saudável”.


Semana de capacitação – A nutricionista Daniele Freire explica que a atividade será desenvolvida em três momentos ao longo do ano, visando alcançar todos os manipuladores de alimentos das escolas do Estado. A 1ª Semana de Capacitação 2020 reúne manipuladores de alimentos de diversas unidades escolares de Salvador totalizando, neste primeiro momento, cerca de 400 pessoas. Ao final da atividade, os manipuladores participantes recebem certificados atestando sua qualificação.