A Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) ampliou os seus canais de comunicação para atendimento à comunidade escolar. As contas do Facebook (@ouvidoriageraldabahia) e do Instagram (@ouvidoriageralbahia)da Ouvidoria Geral do Estado passaram a ser usadas para otimizar esta prestação de serviços aos estudantes, professores, servidores e sociedade de um modo em geral.
Por meio das redes sociais, a comunidade escolar terá um retorno mais rápido para suas demandas. Além do Facebook e do Instagram, é possível também contatar a Ouvidoria, para tirar dúvidas, fazer sugestões ou denúncias, por meio do telefone 0800-2840011 e do e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br. A Ouvidoria também pode ser acionada pelo Portal da Educação (educacao.ba.gov.br/falecomouvidoria). Neste link é possível fazer o registro mediante preenchimento de formulário e obter o acompanhamento da demanda. E ainda acessar o próprio site da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoriageral.ba.gov.br).
O ouvidor da Educação, Francisco Neto, explicou que a equipe da Ouvidoria está preparada para o atendimento o mais rápido possível à comunidade escolar, inclusive para tirar dúvidas sobre questões como o vale-alimentação estudantil, o programa de monitoria Mais Estudo e a Bolsa Presença, programa recém lançado pelo governador Rui Costa, que concederá R$ 150 por família de estudante em condição de vulnerabilidade socioeconômica e com cadastro no CAD Único.
Francisco ressaltou que a Ouvidoria da Educação é um instrumento de participação e controle social, bem como uma ferramenta de gestão, e que as redes sociais agregam valor a este trabalho desenvolvido. “Neste momento de ensino remoto, resolvemos ampliar ainda mais os nossos leques de canais, facilitando o acesso do estudante ao órgão para que, assim, eles possam enviar as suas dúvidas e serem respondidos de imediato. E como os jovens estão mais ligados ao Instagram e Facebook, resolvemos usar também essas redes sociais da Ouvidoria Geral do Estado”.