As escolas da rede estadual de ensino têm até terça-feira, 13 de agosto, para solicitar reserva técnica de livros didáticos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo (http://sispddeinterativo.mec.gov.br/). A novidade é que o acesso será realizado pela plataforma Gov.br, com o mesmo procedimento utilizado nos canais digitais do Governo Federal. A reserva se destina a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros disponíveis em cada escola, quando o remanejamento de livros não é o suficiente.
O passo a passo para a realização da reserva técnica no sistema do PDDE Interativo pode ser conferido no manual disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Estão disponíveis na reserva técnica obras didáticas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; obras didáticas para o Ensino Médio; obras didáticas e pedagógicas para a Educação Infantil; e Obras didáticas de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental.
Antes de solicitar a reserva técnica, as escolas devem verificar os livros que ainda irão receber. Todos os títulos destinados a cada escola constam no Sistema de Distribuição de Livros, Todos os livros destinados a cada escola constam no Sistema de Distribuição de Livros (https://www.fnde.gov.br/distribuicaosimadnet/iniciarSistema.action). Ao acessar o sistema, informar: Ano (2024), Programa (PNLD), Esfera, UF, Município e indicar, no campo “Código”, o número INEP da escola. Ao clicar em “Confirmar”, será apresentada uma linha com os dados da escola. Basta clicar no ícone com a lupa em “Visualizar” apresentado na última coluna. Selecionar a aba “Encomenda”, na qual consta a relação dos materiais distribuídos.
A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, reforça que esta é a última oportunidade em 2024 para suprir a falta de livros dos estudantes. “Apenas as unidades escolares com déficit de livros devem demandar na RT. Não é necessário fazer reserva de livros na escola, solicite o suficiente para atender a carência de 2024. Atenção, o remanejamento é sempre a opção mais célere.”
–Foto: Ilustrativa Claudionor Júnior