Muitos estudantes da rede estadual de ensino estão experimentando, pela primeira vez, a participação em um grande evento multicultural, por meio da programação oferecida pelo governo baiano na 12ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Focadas no protagonismo estudantil, as atividades contam com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e os alunos marcam presença dentro e fora dos palcos.
Na Casa do Governo, instalada na Fundação Hansen Bahia, acontece a maior parte da programação da SEC. Uma das atrações, deste sábado (19) à tarde, foi o Sarau Lítero-Musical. Uma oportunidade para a estudante Deyliane Oliveira, 16 anos, do Colégio de Tempo Integral de Salinas da Margarida, apresentar uma poesia sobre o músico e compositor Clodoaldo Brito, mais conhecido como Codó, um artista do município com projeção nacional.
O poema é da autoria da sua colega Ana Sara Damasceno Silva, que não foi à Cachoeira. “Vim representá-la e estou adorando a Flica. Sou aquela que gosta de participar de tudo na escola e vir aqui está sendo ótimo. Também é muito importante falar de um artista da minha terra. É minha primeira vez na Flica, mas já quero voltar no próximo ano. Estou achando a programação muito boa e tudo bem organizado aqui, na casa. Não perco mais”, disse.
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual também estão tendo a oportunidade de conhecer a Flica. É o caso de Jéssica Cruz dos Reis, do Colégio Estadual de Alagoinhas. “Já tinha ouvido falar e há muito tempo queria vir nesta feira. Está maravilhoso. Tem muita coisa para gente ver. Meu principal interesse são livros. Quero aproveitar muito este momento”, comentou, entusiasmada.
A professora Pollyana Coelho veio acompanhando um grupo do Colégio Estadual de Alagoinhas. “Nós trabalhamos na escola com os projetos estruturantes da SEC e estamos trazendo alguns deles para a Flica. São trabalhos das áreas da Linguagem e das Ciências Humanas. Está sendo muito bom ver os estudantes participando. É uma experiência incrível”.
A Flica 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, a LDM (livraria oficial do evento) e a CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária – ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura – e da Secretaria de Educação, além da Acelen e Bahiagás.