Em continuidade à maratona de lives sobre recursos digitais para o uso no ensino híbrido, nesta terça-feira (9) o foco foram os recursos digitais para baixa conectividade (playlists interativas) e para criar portfólios (Sway) e livros digitais (Sway). Participam da atividade promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) professores, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais da rede, por meio do Canal do YouTube Educação Bahia, que pode ser acessada no endereço https://bityli.com/a6zMK. A iniciativa prossegue até sexta-feira (12), sob o comando de especialistas convidados.
Na abertura da atividade, a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre o resultado positivo que a live teve no seu primeiro dia e da importância do ensino híbrido neste momento. “O ensino híbrido abre possibilidades de a gente introduzir outras inovações, com o uso de ferramentas digitais e com as que também podem ser usadas off-line. O feed-back foi muito bom na primeira live, tivemos quase 11 mil visualizações, chegando a quase duas mil pessoas ativas participando. Quanto mais gente interagindo, mais vamos quebrando as barreiras tecnológicas”.
Conduzida pelo especialista em tecnologias digitais, Leandro Holanda, a live, neste segundo dia, teve como abordagem a questão dos recursos digitais em plataformas gratuitas para quem possui baixa conectividade. “Busquei focar nas listas playlists para ajudar a trazer algumas interações para a baixa conectividade, que possam ter links ou sugestões de exploração e que não vão ser, necessariamente, a única sugestão e sim uma das possibilidades de envio de atividades pedagógicas para os estudantes”. No segundo momento da live, Leandro falou sobre dois recursos: o Sway, que serve para criar portfolios on-line e o Book Creator, para criar livros digitais, que podem, inclusive, ser impressos e enviados para os estudantes. *Programação –* A programação da maratona de lives segue nesta quarta (10), quando serão apresentados recursos digitais e estratégias para Matemática (geometria e simuladores PHET, Google Street View e Webquests); e na quinta (11), com o foco em recursos digitais e estratégias para Ciências Humanas, a exemplo de intercâmbios virtuais e museus digitais e para Linguagens, como Book Creator e Wiki. Na sexta (12), a atividade será encerrada com o tema das plataformas adaptativas e de personalização (Khan Academy), além de vídeos interativos para a sala de aula invertida (EDpuzzle).